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Opala: o modelo mais requintado visava concorrer com o Ford Galaxie e Dodge Dart.
Gran Luxo
Permaneceu no topo por anos, até que em 1971 a GM lançou a versão Gran Luxo. O modelo mais sofisticado concorria com o Ford Galaxie e o Dodge Dart, apresentando nova grade com faróis emoldurados, acabamento externo e interno superior, embora não possuísse direção hidráulica, ar-condicionado e nem câmbio automático.
O Opala Gran Luxo se destacava pelo teto de vinil preto, emblemas de arabesco nas colunas traseiras e friso preto entre as lanternas. Isso, sem falar no acabamento interno: volante, tampa do porta-luvas e laterais de porta receberam apliques imitando jacarandá, em que o nível de ruído era atenuado por feltro fonoabsorvente.
Opala SS
A principal inovação técnica da época era o motor 4100. Oferecido como opcional, o seis cilindros de 4,1 litros e 140 cv da versão esportiva, SS. Com 2,5 litros e 80 cv, o quatro cilindros 2500 oferecia rendimento satisfatório, mas desagradava pelo nível de aspereza e vibrações em marcha lenta.
A tração chegava à traseira por um câmbio de três marchas com alavanca na coluna de direção. Um dos opcionais era o câmbio de quatro marchas com alavanca no assoalho. Assim, a dirigibilidade era favorecida por engates secos e precisos e o banco inteiriço dava lugar a dois confortáveis assentos individuais.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row gap=”10″][vc_column][vc_empty_space height=”10″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=oX1QcpnAUAw” title=”A Saga do OPALA #2 . MOTORZÃO VAI PARA A BANCADA”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Veja o vídeo e acompanhe a Saga do Opala da High Torque
Opala: outras versões
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Opala Coupe
Agora com duas portas, ele chamava atenção por não ter a coluna B. Isso o deixava mais parecido com um conversível com capota.
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Caravan
Em 1975 o Opala ganhou assim a sua versão restilizada. Apesar de ser um carro maior, esse modelo sempre teve duas portas.
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Comodoro
Também em 1975, houve o lançamento de uma nova versão de luxo (em substituição a Gran Luxo), batizada de Comodoro. A versão trazia o interior com apliques de jacarandá, meio teto de vinil Las Vegas (exclusivo do coupé) e um filete pintado na linha de cintura da carroceria.
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Diplomata
Em 1977 chegava então o Diplomata, uma versão mais luxuosa da Caravan. Possuía diferenciais de série para a época como ar-condicionado, motor de 6 cilindros, direção hidráulica e toca-fitas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row gap=”10″][vc_column][vc_empty_space height=”10″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”5301″ img_size=”full” title=”Lançado em 1971, o Opala Gran Luxo era a versão top de linha,”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]
Curiosidades sobre o Opala
- Ele tinha uma versão cor-de-rosa: A General Motors lançou em 1974 uma versão chamada de rosa-pantera #ssminapira.
- Opala Chateau: seu interior (bancos, painéis e revestimentos) eram em tom vermelho vinho. Geralmente, esses modelos tinham o meio teto em vinil, deixando assim o visual do carro mais clássico.
- A morte de um ex-presidente: Juscelino Kubitschek, ex-presidente do país que fundou a capital, Brasília, morreu dentro de um Opala em 1976.
- Opala é música e filme: O filme Muito Gelo e Dois Dedos de Água teve como um dos seus protagonistas um Opala vermelho. Então, em 1995, a banda Raimundos lançou uma música assim chamada Eu quero ver o oco: “Meu ódio por automotores começou cedo/Depois que eu tranquei os dedo na porta dum Opalão/Meu pai de dentro se ria que se mijava/Achou que o filho festejava era dia de Cosme e Damião”.
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