Limpeza de freio: polêmicas à parte, a ABNT (NBR 14778.2001) estabelece normas para manutenção e revisão do sistema de freio.
A inspeção da sapata de freio e do cilindro auxiliar (o famoso burrinho de freio) exige que as peças estejam limpas. Isso porque se houver sujeira, os resíduos vão contaminar todo o restante do sistema ao ser aberto. Então, se a limpeza dos freios é picaretagem, bom, aí precisamos discutir diretamente com a ABNT… já que ela deixa bem clara a necessidade de: DESMONTAGEM, LIMPEZA e INSPEÇÃO.
Agora imagine: você leva seu carro para a oficina porque está ouvindo barulhos no freio. Se o mecânico não limpar as peças, como ele vai ter certeza que não era apenas sujeira? “Ah, mais suja? Como assim?” O freio funciona por atrito. É o atrito que faz o carro parar. Se você ficar raspando qualquer objeto um no outro vai desgastar e o desgaste nada mais é do que a remoção de pequenas partes dele. E bem, esses resíduos não desaparecem ou se desintegram instantaneamente… ou seja, eles continuam ali e viram sujeira. Não acredita? Veja uma limpeza de sistema de freio aqui.
Depois do sistema limpo, aí é possível verificar onde está o problema e se não há vazamento de fluído. Desse modo, ao afastar a borracha, não vai cair sujeira dentro do cilindro. Caso isso acontecesse, os resíduos provocariam o desgaste do cilindro, o que necessitaria da troca antes do previsto ou em casos mais graves um acidente por falha no freio.
Nós da High Torque fazemos limpeza de freio.
O sistema de freio é a segurança do carro e com segurança não se brinca. A limpeza do sistema de freios é fundamental antes de qualquer manutenção que exija desmontar o sistema. Agora, se você ainda acha que limpeza é picaretagem, será necessário contestar a ABNT.