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Água no câmbio automático do Renegade

A mistura da água do sistema de arrefecimento e do óleo nos Jeep Renegade tem sido tema de discussão de diversos fóruns de mecânicos. Mas por que isso está acontecendo?

É importante lembrar que outros carros também utilizam o mesmo mecanismo que permite essa mistura indesejada. Apesar disso, nos Renegades, o problema parece ter se tornado mais comum especialmente nos modelos com mais de cinco anos de fabricação.

Em primeiro lugar é preciso entender que esse problema pode ter diferentes causas. Assim, pode acontecer por problemas mecânicos, por problemas químicos ou por escolhas pouco adequadas por parte do motorista. Por exemplo, o manual do Renegade (ano 2016) recomenda que a proporção água/líquido anticongelante seja de 70/30. Diferente dos 50/50 de grande parte dos veículos…

Além disso, não é qualquer água que pode ser utilizada no arrefecimento. É recomendável utilizar aquela desmineralizada para evitar que ocorram reações químicas indesejadas, como a formação de flúor a partir do cloro e outras substâncias presentes na mistura. Já imaginou flúor – que é uma substância corrosiva – circulando na tubulação de arrefecimento? Ainda mais se o proprietário começa a “completar” o fluido apenas com água e a proporção de água vai ficando cada vez maior.

Outro fator que pode potencializar o problema de mistura entre o líquido de arrefecimento e o óleo é a falta de manutenção. Dessa forma, esses carros já estão no 3º ou 4º dono e já se perdeu de vista quando (e se) foram feitas as manutenções como troca dos fluidos. Pior ainda são aquelas recomendações para não trocar os fluídos por ser “lifetime” ou seja, que não precisa substituir. Isso é um problema no futuro.. 

Tenho um Renegade com câmbio automático e agora?

O problema não acontece em todos os Renegades. Em geral, parece ser naqueles em que nunca foi feita a troca dos fluidos e já possuem mais de 3 ou 4 anos. Por isso, se você possui um modelo 2016/17 para baixo, é altamente recomendado fazer a substituição do líquido de arrefecimento e também do trocador de calor. Isso pode evitar alguns problemas bem sérios como a mistura da água de arrefecimento com o óleo. 

Veja o vídeo que o ADG comenta o assunto: A polêmica da água no cambio automático do Renegade. – YouTube

E a dica de ouro: mantenha a manutenção em dia. Encontre a HT mais perto de você! 

 

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