Até motor descartável agora? Sim! E é preciso entender o que é o motor descartável para não cair em uma fria.
O preço dos carros no Brasil subiu tanto que o modelo novo menos caro custa a partir de R$60 mil reais. Assim como o preço dos seminovos que também acompanhou o aumento e, infelizmente, tem gente querendo lucrar com isso vendendo uma bomba-relógio. Os preços (quase impagáveis) dos carros zero quilômetro aqueceram o mercado dos seminovos, elevando as tabelas e motivando as pessoas a venderem o seu usadinho na esperança de fazer um bom negócio. Mas, tem gente que se aproveita disso e coloca o carro à venda por valores abaixo do mercado… e o que pode parecer um bom negócio se torna uma enorme dor de cabeça!
Isso é, pouca gente leva o carro a um mecânico para atestar as condições do veículo e menos gente ainda vende o automóvel com tudo em dia. Se o comprador é leigo pode se deixar levar apenas pelo preço e pela aparência geral, um enorme erro! Em geral, é muito comum encontrar nessas “super ofertas” carros com motor descartável. Ou seja, um motor que não tem sobre medida oficial à venda. No caso, você pode encontrar juntas, pistões e etc, mas aquele motor originalmente não foi feito para ser retificado.
Motor descartável não tem peças?
Você até encontra peças adaptáveis, mas que não foram feitas para esses motores. Quando são usadas não se encaixam perfeitamente, e é necessário fazer adaptações. E uma vez feitas, o carro não será o mesmo. ADG explica “Tem cabeçote que o pessoal fala ‘ah, tem uma que suporta até uma determinada retirada de material.’ Mas é tão sutil, tão pequena que se de fato esses motores descartáveis sofrerem algum tipo de superaquecimento, vocês não vão conseguir utilizar mais aquele motor de forma correta”. E a alteração vai mudar a sincronia exata entre as fases (do motor, da admissão ou do escapamento), podendo ser algo bastante sutil mas que fará toda a diferença. Veja a explicação completa do ADG aqui.
O motor TSI é um exemplo, além do THP. Aliás, quando se tira no cabeçote do motor THP é provável que depois ele apresente problema de fase dependendo da quantidade de material retirada.
Dessa forma, se houver algum problema o ideal seria trocar o conjunto inteiro já que não existem peças para encaixar perfeitamente. Já se pode imaginar que o preço não seria baixo, não é mesmo? E tem gente que vende esse tipo de carro com problemas ou já com o motor alterado, mascarando provisoriamente possíveis indícios de problema. Por isso é fundamental ficar atento na hora de comprar um seminovo. Inclusive, a HT realiza o serviço de revisão pré-compra, então fica a dica: não compre sem passar aqui antes.