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Gasolina brasileira: a melhor do mundo. Será?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Gasolina brasileira: circulou na mídia uma notícia (um tanto questionável) de que a gasolina brasileira estava entre as melhores do mundo. Mas, será mesmo?

A qualidade da gasolina pode ser mensurada pela sua capacidade de resistência à compressão. Quanto mais ela resiste melhor, pois, se acontece a explosão prematuramente – antes do pistão atingir o ponto morto e antes da faísca soltar da vela-, o motor fica desregulado. O pistão acaba sendo empurrado com menos força e a potência do carro diminui. Inclusive, quando acontece isso, dá para ouvir um estalo conhecido como “bater pino” (knocking).

A questão é que se a gasolina brasileira é realmente uma das melhores, por que temos tantos problemas com os bicos injetores? E mais, problemas que NÃO ACONTECEM em outros países. Ah, mas talvez a pessoa tenha abastecido com combustível adulterado, você pode estar pensando… então, meu amigo, todos os postos brasileiros são adulterados, pois o problema é geral.

Em teoria, os bicos injetores não precisariam passar por limpeza. Maaaaas, a realidade aqui é bem diferente: se não limpamos, é tiro e queda, o carro dá problema. E o pior, mesmo a limpeza não impede a necessidade da troca depois de algum tempo, mesmo se o filtro do combustível estiver funcionando. O que indica que o problema não está apenas nas impurezas contidas na gasolina.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row gap=”10″][vc_column][vc_empty_space height=”30″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=60Wcjw7q0WM&t=358s” title=”Veja o que chega nas oficinas”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]E aqui só citamos o problema nos bicos injetores, assista o vídeo e veja outras peças que também sofrem com a “melhor” gasolina do mundo.

Parâmetros

Talvez a gasolina brasileira tenha sido considerada como uma das melhores do mundo em termos de octanagem e de enxofre presentes. Mas, o fato é que os mecânicos precisam lidar todos os dias com problemas causados por ela. Ou seja, talvez ela tenha um bom número de octanagem – em teoria-, mas, existem outros fatores que poderiam torná-la a pior do mundo. A questão está em sair da teoria e ver isso na prática, checar o que chega ao consumidor e às oficinas. Podemos adiantar a resposta: peças totalmente danificadas por causa do combustível![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row gap=”10″][vc_column][vc_empty_space height=”10″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”5728″ img_size=”full” title=”A melhor gasolina do mundo”][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Índice de octanagem

Um dos indicadores que mede a qualidade da gasolina é o índice de octanagem. O número de octano (octanagem) representa o percentual de isoctano (C8 H18 ) e de heptano (C7 H16 ) presente. Quanto mais elevado for o índice, mais resistente o combustível é.

Essa escala varia conforme a composição química das ligações entre os hidrocarbonetos que compõem a gasolina. O componente considerado melhor é o isoctano (2,2,4-trimetilpentano) com valor de 100 de octanagem ou 100 octanas. Por outro lado, o heptano é o menos resistente à compressão com o valor de zero octanas ou índice de octanagem igual a 0.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row gap=”10″][vc_column][vc_empty_space height=”10″][vc_column_text]Gostou do conteúdo? Inscreva-se também em nosso canal no Youtube [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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