Limpeza do corpo de borboleta: se não limpar, o carro tende a consumir mais combustível! Isso porque a sujeira interfere no funcionamento da peça e do sistema como um todo. Dessa forma, ocorre uma sobrecarga desnecessária que exigirá mais do motor.
A limpeza do corpo da borboleta é fundamental e deve ser feita periodicamente. Mas, o que vai definir o intervalo é a qualidade de combustível usado e também o uso do carro.
isto é, se ele roda bastante em locais com terra e poeira, se o carro está com as manutenções e trocas de filtro estão em dia e etc. Dessa forma, a limpeza pode ser feita de duas formas: 1) o mecânico desmonta a peça e esfrega com produtos químicos; ou a forma mais fácil 2) utiliza um descarbonizante e evita a desmontagem.
A High Torque desenvolveu um spray descarbonizante que pode ser utilizado no corpo de borboleta, válvulas, cabeçotes e o coletor de veículos (etanol, gasolina, diesel e GNV). Dessa forma, o produto torna a limpeza muito mais fácil.
Veja a diferença entre o TBI sujo e limpo!
O que é o corpo de borboleta?
O corpo de borboleta (também conhecido como TBI – Throttle Body Injection) controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro. Apesar de existir o filtro de ar, algumas partículas carregadas pelos vapores podem acabar se impregnando no TBI. O resultado é uma camada amarelada bem grudada no corpo da borboleta e que pode interferir no funcionamento da peça, exigindo mais do sistema. Inclusive, um TBI sujo pode fazer o carro gastar mais combustível.
Prevenir sempre é o melhor remédio (e a solução mais barata e assertiva). Situações que aparentemente são pequenas, como a sujeira da borboleta, podem ocasionar grandes prejuízos. Quando uma das partes não funciona bem, todo o sistema acaba sendo sobrecarregado.