Para manter a saúde do seu carro em dia, é fundamental dar atenção para a questão da manutenção periódica. Algumas pessoas tem a sorte de não ter nenhum problema com seu veículo mesmo não fazendo as manutenções necessárias. Mas contar apenas com a sorte não é uma atitude muito inteligente. É por isso que vamos te dar essas dicas imperdíveis de manutenção automotiva para você não se estressar e ainda garantir uma direção segura.

Confira agora essas 4 dicas para você não falhar na manutenção do carro:

Periodicidade

Como já dito anteriormente, manter uma periodicidade na manutenção do seu veículo é fundamental. Todo motorista precisa encarar essa tarefa como algo natural e indispensável para o bom funcionamento do veículo. Antes de viajar, por exemplo, é imprescindível fazer um check-up. Dessa forma você estará garantindo a sua segurança e a dos passageiros.

Outro detalhe: se o carro costuma rodar em condições precárias, como em estradas esburacadas ou de terra batida, ele precisa passar por manutenção em intervalos menores de tempo.

Troca de óleo

Por mais básico que seja, ainda tem gente que não troca o óleo do carro de forma adequada. E isso vale tanto para o óleo lubrificante como para o filtro de óleo. O ideal é que a troca seja realizada a cada cinco mil quilômetros para óleos de base mineral, dez mil para os semissintéticos e vinte mil para os sintéticos.

Precisão

Existem algumas peças em um veículo que costumam apresentam problemas com mais frequência porque tem maiores probabilidades de desgaste. Esses itens precisam ter uma atenção ainda maior na hora da revisão. Entram nessa lista os freios, filtro do ar, sistema elétrico, filtro do ar-condicionado, vidros e travas, fluido da direção hidráulica, etc.

Manual

Como motorista, é de sua responsabilidade ler com muita atenção o manual do seu veículo. Fazendo isso, você terá acesso a informações fundamentais sobre como cuidar do seu carro. Dessa maneira, ficará mais simples se programar para a manutenção das peças.

Segurança

Algumas atitudes do dia a dia também podem contribuir para aumentar o tempo de vida do seu automóvel. Abastecer em postos de gasolina confiáveis, por exemplo, é muito importante. Dar atenção a limpeza do sistema também é fundamental.

Como você tem cuidado do seu veículo? Vai querer contar com a sorte ou vai cuidar da manutenção automotiva de forma adequada e correta? O seu carro agradece!