A procura por manutenção em carros elétricos será algo cada vez mais comum. Por isso, é preciso que mecânicos e motoristas estejam preparados!
Assim como qualquer veículo, as montadoras sugerem que os proprietários de carros elétricos sigam uma série de verificações e serviços regulares para manter sua garantia. Até aí não tem novidade! Dessa forma, o motorista precisará verificar a pressão dos pneus, efetuar a troca quando houver desgaste, substituir o filtro de ar condicionado, verificar e substituir as palhetas do limpador de para-brisa e completar seu o fluido, quando necessário. Isto é, tudo que já é feito hoje e que qualquer mecânica tem conhecimento para realizar.
A diferença estará na parte do motor. Isso porque os carros elétricos dispensam diversos itens que são utilizados nos veículos a combustão. Assim, se não “existem”, não será necessário fazer a sua manutenção, o que em teoria simplificaria o processo, tornando o serviço mais barato. Contudo, nem todos os mecânicos estão preparados para realizar esse tipo de manutenção, por isso é possível que alguns aproveitem para cobrar um pouco mais pela prestação do serviço.
Você quer saber mais sobre a manutenção das baterias? Confira nesse vídeo!
Manutenção em carros elétricos: qual a diferença?
Um veículo elétrico apresenta menos peças, se comparado a um carro a combustão. Por exemplo, ele não possui correias, velas de ignição nem mangueira de refrigeração. Assim, peças tradicionais como radiador, sistemas de injeção, junta do cabeçote ou a caixa de marcha não existem no carro elétrico.
Os carros elétricos dispensam a manutenção de itens como:
- óleo do motor
- sistema de carburação
- manutenção da transmissão e substituição do filtro de ar
- velas de ignição
- correias de transmissão
No entanto, a manutenção de partes elétricas como o motor de tração ou a bateria, ainda é necessária e se não feita corretamente, pode provocar problemas de sobrecarga ou superaquecimento.
Além disso, o mecânica também checa o sistema de freios. Porém, os carros elétricos têm o acionamento da frenagem regenerativa. Isto é, que faz uso do motor como gerador para carregar a bateria (como um freio motor), para só então acionar a frenagem padrão com as pastilhas. Por isso, o desgaste tende a ser menor.
A tendência é que os carros elétricos ganhem cada vez mais mercado, por isso é necessário estar preparado para esse futuro. A High Torque já saiu na frente e está pronta para atender essa demanda, por isso é a melhor escolha para quem tem carro elétrico!