Você sabe para que servem as pastilhas de freio? Elas são parte fundamental do sistema de travagem de qualquer veículo. Quando o motorista pressiona o pedal, os fluídos de freio empurram os êmbolos das pinças, que, por sua vez, empurram as pastilhas contra os discos. É esse atrito entre os discos e as pastilhas que permite que o carro pare. Elas podem ser encontradas em diversos tipos e variedades. No entanto, as pastilhas de freio de cerâmica apresentam algumas vantagens significativas em relação às tradicionais. Conheça agora algumas delas:

Potência de frenagem

As pastilhas de freio de cerâmica apresentam melhor capacidade de performance. Elas conseguem manter sua integridade estrutural (temperatura e dureza) durante a frenagem melhor do que os outros tipos.

Menos barulho

Freios barulhentos incomodam muito e geralmente são causados por pastilhas com defeito. As pastilhas de freio de cerâmica são mais silenciosas que as outras por conta do seu revestimento de alta qualidade e da sua estrutura, que se mantém sólida durante a frenagem.

Menos desgaste

As pastilhas de cerâmica têm menos compostos metálicos. Por isso, elas acabam gerando menor desgaste aos discos de freio. Isso acaba fazendo valer a pena o investimento nessas pastilhas, que geralmente são mais caras. Discos de freios são trocados com certa frequência devido justamente ao desgaste. Investir, portanto, em pastilhas de cerâmica pode diminuir essas trocas.

Considerações finais

De forma resumida, pastilhas de freio são mais duráveis, possuem maior coeficiente de atrito e resistência ao fading, e menor nível de ruídos. No entanto, é importante verificar se os discos originais do seu veículo são compatíveis com esse tipo de pastilha. Dessa forma, você poderá usá-las com a certeza de que está tendo mais eficiência e garantindo maior segurança.

Confira também:

5 dicas para lavar o motor do seu carro com segurança

Por que usar aditivos no sistema de arrefecimento do carro?

Oficina independente ou autorizada?