fbpx

Conteúdo automotivo

Qual a diferença entre óleos lubrificantes para carros?

A diferença entre óleos lubrificantes está no seu desempenho. Mas, muita gente tem dúvidas na hora de comprar: Qual é o melhor para o carro? Qual a diferença entre ele? Vem que a gente explica!

Os óleos lubrificantes evitam que as peças entrem em atrito umas com as outras. Por isso, na hora de comprar um lubrificante, você precisa ficar de olho na viscosidade do produto. Primeiro, levando em consideração o uso e as indicações, mas, também o valor que você está disposto a pagar.

O primeiro ponto é entender qual a diferença entre cada tipo de lubrificante. Dessa forma, temos três grandes categorias: o sintético, o semissintético e o mineral. 

O mineral é extraído do refinamento do petróleo bruto. Assim, este óleo apresenta menor eficiência quando comparado aos demais. O semissintético combina o óleo mineral com outros óleos sintéticos, e apresenta maior resistência oxidativa. Isso é, quando comparado ao óleo mineral. Por fim, o sintético é um óleo desenvolvido em laboratório, que proporciona melhor desempenho em relação aos outros.

Assim, a partir dessas três categorias, os óleos se subdividem em outras. Desse modo, as indústrias desenvolvem óleos para as mais diferentes necessidades. Existem os menos poluentes, os “coringas” e etc. No vídeo, ADG conversa com o Lucas, que explica a diferença entre óleos lubrificantes.

Você precisa saber disso! – YouTube 

Diferença entre óleos lubrificantes: Dá para confiar?

Sempre vale conversar com um mecânico de confiança. Assim, ele poderá indicar marcas que usa. Mas, você pode verificar a avaliação dos lubrificantes no PML. O Programa de Monitoramento de Lubrificantes (PML) avalia a qualidade dos óleos lubrificantes automotivos comercializados no país e a regularidade de seus registros.

Quando trocar o óleo lubrificante?

Em geral, recomenda-se a troca de óleo a cada 5 mil quilômetros rodados. Mas, alguns fatores podem exigir trocas antes disso, um dos exemplos é a quilometragem virtual, que são períodos que o carro fica ligado e em espera. Embora o mostrador do painel não contabilize esses quilômetros, a ativação do motor aciona os sistemas, ou seja, o carro está trabalhando. Assim, esse processo também gera um desgaste, abreviando o período entre trocas de óleo.

Você já sabe: oficina de confiança é HIGH TORQUE. 

plugins premium WordPress